Evolução Profissional - Entrevista com Marcelo Gil Orlandini

Marcelo é Gerente-Técnico de seguros, atualmente trabalha na seguradora Yasuda Marítima, e nesta entrevista ira mostrar o longo caminho que percorreu até chegar a seu cargo atual.


 1Quando você começou a trabalhar e qual era sua profissão?

-Eu comecei a trabalhar com 14 anos de idade. Eu era office-boy e ficava o dia todo correndo de seguradora em seguradora, banco em banco, pegava ônibus o dia inteiro. Vendo pelo lado bom, eu conheci muitas partes da cidade (São Paulo) desta maneira.


 2.  Você tinha pretensão de trabalhar na área de seguros?

-Nenhuma! Na época o importante era ter um trabalho, e foi o que eu fiz. Como eu trabalhava em uma seguradora, mesmo apenas levando e trazendo documentos, eu estava envolvido naquele meio e acabei aprendendo muitas coisas. Fui contratado para um estágio e acabei começando a minha carreira nessa área.

3.  Em quantas empresas você trabalhou?

-Eu trabalhei em 5 seguradoras em meus 20 anos de carreira, algumas já até faliram ou foram compradas por outras empresas.


4.  Como você chegou à empresa em que trabalha hoje?

-No começo do ano 2000 eu tinha sido chamado para trabalhar na Yasuda Seguros (sim, o nome mudou), eu já tinha uma boa experiência na área, mas na época não recebia um salário tão bom. Eu comecei como Analista-Técnico e hoje sou o Gerente do meu setor.


5.  Você pretende mudar de área algum dia?

-A questão é que o mercado de trabalho está passando por uma crise. Muitos amigos meus estão desempregados, e alguns deles tem mais qualificações que eu, e mesmo assim estão perdendo seus empregos. Por conta disso eu tinha planos de abrir um negócio pequeno, talvez uma cafeteria. Seria uma renda extra, e caso acontecesse alguma coisa com o trabalho principal, serviria como plano B. Acho que essa seria a mudança mais drástica que poderia acontecer comigo.


6.  Tem alguma recomendação pra quem está ingressando no mercado de trabalho?

- Para ser um bom profissional é necessário ter preparo, então acho que o melhor conselho é: Estudem muito. Desde cursos profissionalizantes da área que você quer trabalhar até outros idiomas. Isso ira te abrir várias portas nesse mercado cada vez mais competitivo.


Autor: Gabriel Orlandini

Nenhum comentário:

Postar um comentário