Usina Hidrelétrica – O que é e como funciona



Uma usina hidrelétrica é uma construção cujo objetivo é gerar energia elétrica aproveitando o potencial hidráulico existente no rio.

Antes de entendermos o processo em si é necessário sabermos quais são as partes fundamentais para o funcionamento de uma usina e as variáveis que o influenciam. As partes básicas de uma usina são: barragem, sistemas de captação e adução de água, casa de força e sistema de restituição de água ao leito natural do rio. Já as variáveis que devem ser consideradas são: altura da queda d’água, vazão, capacidade ou potência instalada, tipo de turbina empregada, localização, tipo de barragem e reservatório, sendo que todas possuem dependência entre si (por exemplo: a altura da queda d’água e a vazão dependem do local de construção e determinarão qual será a capacidade instalada - que, por sua vez, determina o tipo de turbina, barragem e reservatório).



Seu funcionamento se dá a partir da pressão da água que fazem as turbinas girarem, transformando a energia potencial em energia cinética, após passar pela turbina essa energia cinética se torna elétrica através de um gerador. Ao fim desse processo é transformada em baixa tensão e distribuída, através de fios e cabos.

Autores: Nathasha Kirdeikas, Luana Kadota, Rafael Antonio, Guilherme Vaccani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário