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Os motores elétricos são máquinas capazes de converter energia elétrica em energia mecânica e estão mais presentes no nosso cotidiano do que você pode imaginar. Em nossas casas encontramos diversos deles: relógios elétricos, ar condicionado, CD players, ventiladores, aspiradores de pó, liquidificadores e indispensavelmente a escova de dente elétrica. Todos operados por motores elétricos.
Este tipo de motor é o mais utilizado atualmente pois apresenta baixo custo, facilidade de transporte e limpeza e simplicidade de comando. Os motores elétricos possibilitaram que atividades antes consideradas complicadas fossem minimizadas através destas máquinas, substituindo a força física humana. Quando o assunto é essas máquinas, o rendimento é o fator chave para determinação da escolha de um motor.
Arquivo de: http://brasilescola.uol.com.br/upload/e/Esquema%20de%20funcionamento %20de%20um%20motor%20eletrico.jpg |
Todos os motores elétricos utilizam-se dos princípios do eletromagnetismo. Para que o movimento do motor seja possível, deve haver uma interação entre a parte física do sistema e a parte móvel. Seus respectivos nomes são estator e rotor. O estator tem como função conduzir o fluxo magnético do motor para que possa rotacionar. Já o rotor é tudo que gira em torno do seu próprio eixo, produzindo assim movimentos de rotação. Esse movimento ocorre, pois o campo eletromagnético do estator repele o do rotor, seja ele induzido ou gerado pelo próprio, fazendo-o girar. Toda máquina rotativa (como turbinas e compressores) possui eixos rotativos apoiados em mancais de deslizamento, rolamento ou magnéticos.
A invenção da bateria, de campos magnéticos a partir da corrente elétrica e o eletroímã foi o alicerce básico para a construção de motores elétricos. Entre 1800 e 1854 vários físicos trabalharam paralelamente em encontrar soluções para esse invento fenomenal e acabaram desenvolvendo soluções similares individualmente. O primeiro motor elétrico giratório foi criado por Moritz Jacobi em maio de 1834, apresentando uma notável potência mecânica. Esse motor foi melhorado quatro anos depois, pelo próprio Jacobi. Esse segundo motor já era suficientemente potente para mover um barco com quatorze pessoas ao longo de um rio. A partir de 1839 outros físicos também passaram a construir motores semelhantes e posteriormente de maiores performances.
Arquivo de: http://fc.silkeborg-gym.dk:4020/ 2y/oersted1.jpg |
Autor(es): Elaine Cristina, Fábio Yoshikawa, Gustavo Borges, Kethellin Alcântara, Lucca Salviano, Nathália Batelli
Referência(s) de pesquisa:
'"http://odia-a-historia.blogspot.com.br/2015/06/motor-eletrico.html", Acessado em 18 de novembro de 2016'
'"https://www.eti.kit.edu/english/1376.php", Acessado em 18 de novembro de 2016'
'"http://super.abril.com.br/ciencia/o-motor-eletrico/", Acessado em 18 de novembro de 2016'
Referência(s) de pesquisa:
'"http://odia-a-historia.blogspot.com.br/2015/06/motor-eletrico.html", Acessado em 18 de novembro de 2016'
'"https://www.eti.kit.edu/english/1376.php", Acessado em 18 de novembro de 2016'
'"http://super.abril.com.br/ciencia/o-motor-eletrico/", Acessado em 18 de novembro de 2016'
Muito BOOM! Obrigado pessoal!!
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